Marina Silva lidera entre evangélicos; Dilma Rousseff entre católicos.


O Ibope divulgou na última terça-feira (16) uma pesquisa com intenções de voto para o cargo de presidente da República dividindo os eleitores por religião, renda, região, escolaridade e faixa etária.

A pesquisa geral aponta que a presidente Dilma Rousseff (PT) estaria com 36% das intenções de voto no primeiro turno, contra 30% de Marina Silva (PSB), 19% de Aécio Neves (PSDB) e 1% do Pastor Everaldo. Os demais candidatos à Presidência não atingiram 1% das intenções de voto.

Entre os evangélicos Marina lidera a lista com 41%, dois pontos a menos que a pesquisa realizada no final de agosto. Em segundo lugar está Dilma Rousseff com 27%, quatro pontos a menos, enquanto que Aécio Neves aparece com 15%, o único que teve crescimento de cinco pontos entre os eleitores evangélicos.

Os católicos preferem reeleger a atual presidente, 41% dos entrevistados pelo Ibope disseram que irão votar em Dilma. Marina teria 26% dos votos deles enquanto Aécio teria 20%.

Nas outras religiões Marina teria 29% dos votos, Dilma 28%, um empate técnico parecido com a pesquisa anterior que mostrava 32% e 30% para as candidatas. Aécio tem 19% das intenções de voto.
Divisão por renda

Na divisão do Ibope por renda, Dilma lidera as intenções de votos entre os mais pobres e Marina aparece no topo da lista apenas entre os que ganham mais de 5 salários mínimos.
Entre os eleitores com até 1 salário mínimo as intenções de voto são: 46% para Dilma Rousseff, 24% para Marina Silva e 11% para Aécio Neves. Entre os que ganham até 2 salários mínimos o quadro político é de 42% para a candidata petista, 27% para a candidata pessebista e 15% para o tucano.

Os eleitores que ganham de 2 a 5 salários mínimos preferem: 34% Dilma, 31% Marina e 19% Aécio, enquanto que os que ganham mais que 5 salários escolhem 34% Marina, 28% Aécio e 25% Dilma.

Mais velhos e menos escolarizados preferem Dilma

Ainda segundo dados do Ibope os eleitores mais velhos e com menos escolaridade preferem a atual presidente. Entre os que estudaram até a 4ª, 51% votariam no PT, 20% no PSB e 13% no PSDB. Quem cursou até a 8ª série escolhe 43% Dilma, 26% Marina e 16% Aécio.

Dilma só começa a perder votos entre os eleitores que concluíram o ensino médio empatando com Marina em 32%, Aécio tem 19% desses votos. Já entre os eleitores com ensino superior Marina tem 37% das intenções de voto, Aécio tem 26% e Dilma 22%.

Quando a divisão é feita por escolaridade Dilma ganha apoio dos mais velhos, tendo 37% das intenções de voto entre os eleitores de 35 a 44 anos, 40% entre a faixa de 45 a 54 anos e 42% dos votos de quem tem 55 anos ou mais.


Marina ganha apoio dos mais jovens que são eleitores de 16 a 24 anos tendo 34% das intenções de voto. Entre os eleitores com 25 a 34 anos Marina e Dilma empatam com 32% dos votos.

Com informações do Gospel Prime.

Curta o Momento Verdadeiro no Facebook e no Twitter.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que o dízimo não deve ser usado para sustentar o luxo dos pastores: a verdadeira finalidade da prática cristã

Os anjos podem entrar em contato com os homens?

Por que cultos religiosos são ambientes de 'alto risco' para covid-19